O presente curso tem em vista algumas leituras e desdobramentos do ensaio “Para uma crítica da violência”, de Walter Benjamin. A principal tese do ensaio benjaminiano consiste no fato de que o interesse do direito de fazer o monopólio da força e da violência (Gewalt) tem por objetivo colocar-se a si próprio como estrutura de poder (Macht), e não garantir as condições de previsibilidade das relações humanas.
Sua tese funciona como ponto de partida para interrogar as relações entre Estado, direito, violência e poder presentes na recepção contemporânea do texto. Nesse ponto, o curso trabalhará com os desdobramentos de Jacques Derrida, Judith Butler e Hannah Arendt com o objetivo de pensar os limites do Estado e do direito.
O
direito seria somente, como indica Benjamin, uma estrutura que favorece privilegiados?
A quem interessa a manutenção do Estado de direito? É possível reformar o direito,
ou, como propõe Giorgio Agamben, profaná-lo? Essas e outras questões serão
trabalhadas em interlocuções com contos e novelas de Franz Kafka, como “Diante da
lei”, “Na colônia penal”, dentre outros.
-
A partir da leitura dos textos filosóficos e literários, tem-se em vista uma reflexão
acerca das relações entre violência, poder, direito e Estado.
- Ferramentas de capacitação serão aulas expositivas,
debates e leituras que auxiliem a pensar criticamente as relações entre violência,
poder, direito e Estado.
- A leitura dos textos filosóficos e
literários contribuirá para uma reflexão crítica acerca das relações entre violência,
poder, direito e Estado no contexto brasileiro atual.
Alunos (as)/pesquisadores (as)/profissionais das áreas de literatura, filosofia, Direito e demais interessados na temática da violência.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos críticos, teóricos e literários. As aulas serão ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível até o término das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!