Disciplinas
COACHING E MENTORING : O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO
Módulo: 1
Carga Horária: 16
A trajetória da individualidade humana no contexto organizacional. Os ciclos que definem o seu futuro profissional. A direção da carreira: responsabilidade e corresponsabilidade. Conceitos e aplicabilidade dos processos: Coaching, Mentoring, Coaching, Couseling, Consultoria e Psicoterapia. Intervenção X Situação.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
RHANDY, D. S. (2009) Líder Coach: Líderes criando líderes. São Paulo: Saraiva, 2009.
SENGE, Peter. A. A Quinta Disciplina. Rio de Janeiro: Best Seller, 1990.
WUNDERLICH, M; SITA, M. Coaching e Mentoring: Foco na Excelência. São Paulo: Ser Mais, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MERLEVEDE, Patrick E.; BRIDOUX, Denis C. Dominando o Mentoring e o Coaching com inteligência emocional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
GOLDSMITH, Marshall. Coaching: o exercício da liderança. Vol. 1. Elsevier Brasil, 2012.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Módulo: 1
Carga Horária: 22
EMENTA: A cultura de uma organização. Como a Cultura Organizacional se manifesta. A relação da cultura, estratégia organizacional e vantagem competitiva. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. A relação da cultura, mudança organizacional, liderança, comprometimento e desempenho. A mudança da Cultura e o Ciclo de Vida Organizacional. O papel da cultura nacional e/ou da cultura familiar na cultura organizacional.
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
TOMEI, Patrícia A. O Que é a Cultura Organizacional? Rio de Janeiro: Editora Brasiliense, 2011.
TOMEI, Patrícia A.; RUSSO, G. Cultura Empreendedora. Rio de Janeiro: Ed. Office Book., 2008.
TOMEI, Patrícia A. (org.) Cultura e Mudança Organizacional. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SCHEIN, Edgar H. Guia de Sobrevivência da Cultura Corporativa. Editora Jose Olympio, 2007.
SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Ed. Atlas, 2009.
GESTÃO DA COMPLEXIDADE E INOVAÇÃO
Módulo: 1
Carga Horária: 22
Inovação: conceito e categorização. Inovação, criatividade e empreendedorismo no ambiente de trabalho. A dinâmica do processo de inovação: liderança e grupos. Gestão da inovação em organizações contemporâneas
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BAUTZER, Deise. Inovação: repensando as organizações. São Paulo: Atlas, 2009.
FARIA, Bruno M. F.; VARGAS, E.; MARTINEZ, A. (Orgs). Criatividade e inovação nas organizações: desafios para a competitividade. São Paulo: Atlas, 2013.
MOREIRA, Daniel; QUEIROZ, Ana Carolina. Inovação organizacional e tecnológica. São Paulo: EditoraThomson Learning, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARBIERI, U. Gestão de pessoas nas organizações: a aprendizagem da liderança e da inovação. São Paulo: Atlas, 2013.
GOVINDARAJAN, V.; TRIMBLE, C. O desafio da inovação: fundamentos para construir empresas inovadoras em meio às incertezas e complexidades. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS
Módulo: 1
Carga Horária: 32
A evolução da área de Recursos Humanos. A origem do modelo de Gestão por Competências. O conceito das competências e sua utilização nas Organizações. Competências organizacionais e funcionais. Competências técnicas e comportamentais. Competências requeridas e competências humanas / individuais. A integração dos subsistemas de Gestão de Pessoas com base no modelo das competências.
CARGA HORÁRIA: 32 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CARVALHO, Iêda M. V. et all. Recrutamento e Seleção por Competências. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
DUTRA, Joel S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
________ Gestão de Pessoas com base em competências. In Dutra, Joel de Souza (org.) Gestão por Competências. São Paulo: Gente, 2011.
GREEN, Paul C. Desenvolvendo competências consistentes: como vincular sistemas de recursos humanos a estratégias organizacionais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRANDÃO, Hugo; BAHRY, Carla P. Gestão por Competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público – RSP, Brasilia, v.56, n.2, p. 179-194, abr/junho, 2005.
FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
NEUROCIÊNCIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES
Módulo: 1
Carga Horária: 32
Perspectivas contemporâneas sobre motivação e emoção e sua aplicação em um contexto corporativo. Valor biológico e cultura; sistemas de recompensa no cérebro; neuroquímica e motivação; capacidade decisória e emoção; releitura de teorias clássicas da motivação; teoria da mente, motivação e emoção.
CARGA HORÁRIA: 32 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas acompanhadas por dinâmicas de grupo, exercícios práticos em sala de aula e debates.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MOGRABI, D. C. ; MOGRABI, G. J. C. ; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Aspectos históricos da neuropsicologia e o problema mente-cérebro. In: Daniel Fuentes; Leandro F. Malloy-Diniz; Candida H. Pires Camargo; Ramon M. Cosenza. (Org.). Neuropsicologia: teoria e prática. 2ed., v. , p. 1-432, Porto Alegre: Artmed, 2013.
EDELMAN, Gerald M. Biologia da Consciência. Lisboa: Instituto Piage, 1995.
KANDEL, Erich. Princípios de Neurociências. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
LANDEIRA-FERNANDEZ, J.; FUKUSIMA,.S. S Métodos em Neurociências. São Paulo: Manole, 2012.
MYERS, David. Introdução à Psicologia Geral. São Paulo: LTC, 1999.
FELICIDADE NO TRABALHO - QUALIDADE DE VIDA
Módulo: 2
Carga Horária: 16
Princípios da gestão de Recursos Humanos. O valor humano como ativo organizacional. Qualidade de Vida no trabalho. A geração jovem e a qualidade de vida no trabalho. Kit de ferramentas “Bom Trabalho”.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de casos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
ROBBINS, S.P. Comportamento Organizacional. Prentice Hall, 2011.
GARDNER, H. (org). Responsabilidade no Trabalho. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHIAVENATO, Idalberto. Seleção de pessoas. In: Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
ROBBINS, S. P; Fundamentos do Comportamento Organizacional. 8 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2011
GESTÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Módulo: 2
Carga Horária: 16
Conceitos, definições e perguntas associadas; Indicadores de Gestão nas organizações: Função e Credibilidade; Indicadores de Desempenho e Objetivos Estratégicos da Organização; Perspectivas do Balance Scorecard para a construção de indicadores; Missão, Visão, Indicadores e Metas; Indicadores de Desempenho e sua utilização prática
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de casos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Elsevier Brasil, 2004.
PINTO, ALAN KARDEC et al. Gestão estratégica e indicadores de desempenho. São Paulo: Qualitymark, 2002.
BANDEIRA, Anselmo A. Indicadores de desempenho: instrumentos à produtividade organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
KARDEC, Alan; FLORES, Joubert; SEIXAS, Eduardo. Gestão estratégica e indicadores de desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
FISCHMANN, Adalberto A.; ZILBER, Moisés A. Utilização de indicadores de desempenho como instrumento de suporte à gestão estratégica. Encontro da ANPAD, XXIII, Anais,1999.
MÉTODOS, INDICADORES E MÉTRICAS NAS ORGANIZAÇÕES
Módulo: 2
Carga Horária: 22
Diagnóstico organizacional. Métodos quantitativos. Métodos qualitativos. Tipos de medidas. Medidas do comportamento organizacional
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de casos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SIQUEIRA, M. Novas medidas do comportamento organizacional, ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo; BASTOS, Antônio V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BORGES, L. O.; ALVES-FILHO, A.; TAMAYO, A. Medidas do Comportamento Organizacional-Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BORGES, L.; MOURÃO, L. O trabalho e as organizações. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PROCESSOS E PROJETOS EM RH
Módulo: 2
Carga Horária: 16
A estrutura Organizacional. As variáveis de desempenho. Os seis sigmas. Plano de ação e planejamento estratégico. Os projetos no nível do trabalho executor.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
JURAN, Joseph M. A Qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira, 1998.
RUMMLER, Geary A.; BRANCHE, Alan P. Melhores Desempenhos nas Empresas. São Paulo: Makron Books, 1994.
DE SORDI, José O. Gestão Por Processos: Uma Abordagem da Moderna. São Paulo: Saraiva, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
RETOUR, D; PICQ, T; DEFÉLIX,C ; RUAS, R. Competências Coletivas no limiar da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
RECURSOS HUMANOS ESTRATÉGICOS
Módulo: 2
Carga Horária: 16
Teoria geral dos sistemas; as diferentes escolas; A evolução da função Recursos Humanos; A nova geração de Recursos Humanos; As competências da Área de Recursos Humanos; Visão sistêmica das organizações; A cultura patriarcal versus a cultura matrística; Conversações Matrísticas e patriarcais; As eras psíquicas da humanidade: Gestão de Recursos Humanos na era psíquica pós- moderna.
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de caso.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MATURANA, Humberto; DÁVILA, Ximena Y. Habitar humano em seis ensaios de biologia cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.
ULRICH, David. Os Campeões de Recursos Humanos: Inovando para obter melhores resultados. São Paulo: Editora Futura, 2000.
ULRICH, David. RH de dentro para fora. São Paulo: Editora Bookman,2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e Brincar: Fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Editora Palas Athena, 2011.
BRANDÃO, J.B. Gestão estratégica de recursos humanos. São Paulo: Editora FGV, 2013.
ANDRAGOGIA, PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E TREINAMENTO DE PESSOAS
Módulo: 3
Carga Horária: 22
Diferenciando Treinamento e Desenvolvimento. Tipos e Técnicas de Treinamento. Treinamentos X Mudanças. O papel do facilitador. Relacionamento com o grupo. O que influencia a comunicação com o grupo. Técnicas de apresentação. Como envolver os treinandos. Processo do Treinamento. Definindo o objetivo do Treinamento. Definição das necessidades de Treinamento. Execução do Treinamento. Avaliação do programa de Treinamento.
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DE AQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BOOG, Gustavo. Manual de treinamento e Desenvolvimento: Gestão e Estratégias. São Paulo: Pearson, 2006.
BOOG, Gustavo. Manual de treinamento e Desenvolvimento: Processos e Operações. São Paulo: Pearson, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de RH. São Paulo: Atlas, 2006.
CARVALHO, A. V. Treinamento: Princípios, Métodos e Técnicas. São Paulo: Pioneira, 2001.
CONSULTORIA INTERNA
Módulo: 3
Carga Horária: 22
Consultoria Modelos e Práticas; Consultoria Interna e Externa; Intervenção: tipos; ciclo do contrato; fases e etapas; contrato psicológico e o contrato formal; diagnóstico e leitura de ambiente; diferentes instrumentos de diagnóstico; síntese e decisão de agir; ferramentas de intervenção no sistema formal e informal; relatórios, avaliações e acompanhamento.
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SCHEIN, Edgar H. Princípios da consultoria de processos. São Paulo: Editora Instituto Fonte, 2008.
BLOCK, Peter. Consultoria infalível. São Paulo: M.Books, 2013.
ULRICH, David. RH de dentro para fora. São Paulo: Editora Bookman, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
SCHEIN, Edgar. H. Consultoria de procedimentos: seu papel no desenvolvimento organizacional. São Paulo: Edgar Blücher, 1999.
SCHEIN, Edgar. H. Ajuda: A relação Essencial. São Paulo: Editora ARX, 2009.
DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
Módulo: 3
Carga Horária: 22
Pensar a diversidade humana, cultural, religiosa e de gênero como direito humano fundamental. Pensar como esta diversidade se manifesta no Brasil, as tensões existentes entre interesses diversos e as políticas Públicas voltadas para sua promoção. Fundamental pensar a relação e entre diversidade e igualdade
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDRADE, M. (Org.). A diferença que desafia a escola. A Prática Pedagógica e a Perspectiva Intercultural. Rio de Janeiro: QUARTET Editora, 2009.
SOLOMON, A. Longe da árvore. Pais, filhos e a busca da identidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
RIFIKIN, J. O século da biotecnologia. São Paulo: Makron Books, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
OLIVEIRA, M.A.M.; SIQUEIRA Jr., P.H. Direitos Humanos e Cidadania. Editora Revista dos Tribunais.
MOREIRA, V.; MARCELINO, C. G. Manual de Educação para os Direitos Humanos. Versão em português. Graz; Áustria Centro Europeu de Formação e Investigação em Direitos Humanos e Democracia. Disponível em: http://www.fd.uc.pt/igc/manual/pdfs/manual_completo.pdf.
FERRAMENTAS DE ATRAÇÃO E RETENÇÃO
Módulo: 3
Carga Horária: 22
Visão técnica, teórica, científica e metodológica pertinentes ao processo de avaliação psicológica nos diferentes contextos de inserção nas organizações: Recrutamento & Seleção; Reorientação de Carreira; Progressão/Mudança de Cargos e Funções; Acompanhamento Funcional; Preparação para Aposentadoria; Avaliação de Competências; Avaliação de Profissionais de Alto Padrão; Trabalhos em Espaços Confinados
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AMBIEL, R. A. M.; RABELO, I. S.; PANCANARO, S. V.; ALVES, G. A. S.; LEME, I. F. A. S. Avaliação Psicológica: Guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
PEREIRA, D. F.; BANDEIRA, D. R. Aspectos práticos da avaliação psicológica nas organizações, São Paulo: Vetor, 2009.
SIQUEIRA, M.M.M. Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha Avaliação Psicológica. Brasília: CFP, disponivel em http://site.cfp.org.br/publicacao/cartilha-avaliacao-psicologica-2013/
SIQUEIRA, M.M.M. (2014). Novas Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e de Gestão. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008.
MONOGRAFIA
Módulo: 3
Carga Horária: 0
Trabalho de conclusão de curso.
NUCLEO DE PALESTRAS SOBRE TRANSDISCIPLINARIDADE
Módulo: 3
Carga Horária: 16
Palestras
OS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES
Módulo: 3
Carga Horária: 32
O indivíduo e o grupo. Conceito de grupo. Caraterísticas do grupo (normas, papéis, coesão e liderança). Grupos e Equipe de trabalho. Tipos de equipes e tipos de liderança. Comunicação grupal. Tomada de decisão e resolução de conflitos em grupo.
CARGA HORÁRIA: 32 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e apresentação de estudos de casos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Borges, L.; Mourão, L. O trabalho e as organizações. Porto Alegre: Artmed, 2013.
SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antônio V. B. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
RODRIGUES, A.; ASSMAR, E.; JABLONSKI, B. Psicologia social. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
ROBBINS, S. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
PSICOLOGIA E A SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Módulo: 3
Carga Horária: 16
Assédio, estresse e burnout. Insalubridade, periculosidade no trabalho humano. Sofrimento psíquico no trabalho. Indicadores mensuráveis de penosidade no trabalho humano.
CARGA HORÁRIA: 16 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
DEJOURS, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.
DEJOURS, C. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1993.
SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano - As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GLINA, D.M.R.; ROCHA, L. E. (Org.). Saúde Mental e trabalho: da teoria à prática. São Paulo: Roca, 2010.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E MÍDIAS DIGITAIS NAS ORGANIZAÇÕES
Módulo: 3
Carga Horária: 22
Conceitos e competências para colaboração em organizações. Aspectos sociais e técnicos de sistemas colaborativos. Estudos de casos de colaboração em organizações. Uso de metodologias de Design Thinking
CARGA HORÁRIA: 22 horas
METODOLOGIA: Aulas expositivas e discussão de estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FUKS, H.; PIMENTEL, M.; et al. Sistemas Colaborativos. ELP, 2011.
ALVARENGA, Neto, R. C. D. Gestão de Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. Saraiva, 2008.
STICKDORN M.; SCHNEIDER J. Isto é Design Thinking de Serviços. Bookman, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
JUE, A.L.; MARR, J.A. e KASSOTAKIS, M.E. Colaboração, inovação, competitividade e resultados. Editora Évora, 2011.