Entre os princípios e compromissos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de psicólogo, no parágrafo V, em seu artigo 3º, encontra-se a “atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, das organizações e comunidades”.
Outro aspecto preconizado pelas Diretrizes Nacionais para a formação de Psicólogos está delimitado no Artigo 4º e refere-se às competências e habilidades indicadas pelo INEP. Entre elas, são importantes para esta argumentação aquelas descritas nos parágrafos II, V e VI. No parágrafo II lê-se sobre tomada de decisões: "o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas”. Já no V, sobre administração e gerenciamento: "os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho”; e no VI preceitua-se a educação permanente: "os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.”
Ainda com base nas Diretrizes Nacionais, o Artigo 12º evidencia que os domínios mais consolidados de atuação profissional do psicólogo no país se constituem como ponto de partida para a definição de ênfases curriculares. Em relação às possibilidades de ênfase, duas estão relacionadas ao curso de especialização alvo deste projeto. A primeira refere-se a Psicologia e processos de gestão, que se concentra em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições. A segunda possibilidade é a Psicologia e processos de avaliação diagnóstica, cujo foco é em competências relacionadas ao uso e ao desenvolvimento de diferentes recursos, estratégias e instrumentos de observação e avaliação úteis para a compreensão diagnóstica em diversos domínios e níveis de ação profissional.
Cabe ressaltar que existem poucos cursos da área temática em oferta nas demais IES do município do Rio de Janeiro que atendam estas características. Outro aspecto a ser levado em consideração refere-se ao corpo docente. Há, no estado do Rio de Janeiro, poucos cursos sobre a área com corpo docente, de titulação stricto sensu, com produção cientifica voltada para o tema no âmbito acadêmico. E, no que tange à organização didático pedagógica, a maior parte dos cursos oferecidos ou está direcionada para a teoria ou para a aplicação de ferramentas técnicas, com pouca integração entre conhecimento científico e o saber prático.
O Departamento de Psicologia da PUC-Rio, que já oferece vários cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de excelência consubstanciou uma ampliação deste conjunto de cursos, de acordo com o perfil de seu quadro docente permanente e horista em relação aos temas de seu corpo de conhecimento. Neste contexto, com o objetivo de reforçar a produção e aplicação do corpo de conhecimento da área nos âmbitos acadêmico e do mercado de trabalho, o Departamento de Psicologia da PUC-Rio constituiu uma equipe de docentes do curso considerando aqueles que têm pesquisas com aplicação ou possibilidade de aplicação nas organizações de trabalho. Diante destas considerações, apresenta-se a proposta de curso de pós-graduação em nível Lato Sensu, a Especialização em Psicologia Organizacional: Estratégias e Intervenções, com o objetivo de suprir a necessidade dos profissionais graduados que desejam atuar ou que já atuam em organizações de trabalho. A ideia central do Departamento de Psicologia é oferecer um curso com perfil arrojado e diferencial com foco na integração entre o conhecimento científico produzido na academia e a prática em organizações de alto desempenho.