Disciplinas
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA A PSICOPEDAGOGIA
Módulo:
1
Carga Horária:
18
Educação, sociedade e cultura. Contexto escolar como sistema. Processos de aprender e ensinar. Pilares da educação: aprender a ser , a fazer, a conhecer, a conviver. Relações afetivas e aprendizagem. Fracasso escolar. Medicalização da vida escolar. Educação para todos. Escola e família. Violência no contexto escolar.
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Módulo:
1
Carga Horária:
18
História da Educação Especial no Brasil. Política de Educação Inclusiva no Brasil. Educação Inclusiva e Direitos Humanos. Inclusão de alunos com deficiência em diferentes níveis de ensino e esferas sociais.
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
Módulo:
1
Carga Horária:
18
Conceito, objeto de estudo e história da Psicopedagogia. Áreas de atuação da Psicopedagogia. Psicopedagogia preventiva e terapêutica: semelhanças e diferenças. Reflexão sobre aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia. Código de ética e demais documentos normativos da área. Papel do psicopedagogo e ética profissional.
INTRODUÇÃO À PSICOMOTRICIDADE
Módulo:
1
Carga Horária:
18
História, conceito e fundamentos. Psicomotricidade nas aprendizagens relacionadas às dimensões corporais e aos movimentos. Psicomotricidade na atuação em Educação. Desenvolvimento psicomotor: domínios do comportamento cognitivo, afetivo, sensório e motor. O ambiente e o desenvolvimento psicomotor. Elementos da psicomotricidade. Tônus muscular: a importância do tônus no desenvolvimento psicomotor da criança. Respiração: sua importância, tipos de respiração, exercícios. Relaxamento. Imagem e esquema corporal. Coordenação global. Coordenação visuo-motora. Equilíbrio, lateralidade, Orientação espaço-temporal. A Prática Psicomotora.
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Módulo:
1
Carga Horária:
18
A Educação Especial na perspectiva inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Estratégias pedagógicas para a inclusão escolar de alunos com deficiência. Desenho Universal para Aprendizagem. Flexibilização Curricular. Plano Educacional Individualizado e suas complementações. Avaliação pedagógica para alunos com deficiência.
PSICOPEDAGOGIA E CONTEMPORANEIDADE
Módulo:
1
Carga Horária:
18
A influência da Epistemologia Convergente no fazer psicopedagógico e olhar contemporâneo da Psicopedagogia. A construção do conhecimento e seus atravessamentos. Reflexões sobre a atuação do profissional de Psicopedagogia na contemporaneidade.
TEORIAS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Módulo:
1
Carga Horária:
18
Fundamentos da Psicologia da Educação. Modelos e conceitos da Psicologia da Educação que influenciam/ram a Educação no Brasil: Behaviorismo, Processamento da Informação, Construtivismo, Teoria sócio-histórica, Teoria Social Cognitiva. Abordagens contemporâneas da cognição e aprendizagem. Questões atuais da Psicologia da Educação no cotidiano escolar.
TRANSTORNOS, DEFICIÊNCIAS E O PROCESSO DE INCLUSÃO
Módulo:
1
Carga Horária:
18
Deficiência visual. Deficiência auditiva. Deficiência física. habilidades/superdotação. Transtornos de aprendizagem. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Deficiência Intelectual. Transtorno do Espectro Autista.
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA I
Módulo:
2
Carga Horária:
24
Instrumentos de avaliação psicopedagógica utilizados na construção das hipóteses diagnósticas. Formação de hipóteses diagnósticas. Informe Psicopedagógico. Devolução. Programa de Intervenção e eixo condutor. Instrumentos utilizados no processo de intervenção e seus objetivos.
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA II: FAMÍLIA E ESCOLA
Módulo:
2
Carga Horária:
24
Família funcional e disfuncional. A parentalidade na infância e na adolescência. Dificuldade de aprendizagem e o sintoma. Modalidade de aprendizagem familiar. A prática do psicopedagogo clínico na relação família e escola.
DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA: TEORIAS, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
Módulo:
2
Carga Horária:
18
Subsídios teóricos sobre o processo de desenvolvimento da linguagem escrita. Análise dos diversos perfis de dificuldades de leitura e escrita, incluindo dislexia, disortografia, disgrafia e outros transtornos específicos da aprendizagem. Identificação de sinais de alerta e instrumentos de avaliação. Estudo de diferentes métodos de avaliação diagnóstica, como provas, testes e observação clínica. Apresentação de estratégias e recursos para a intervenção psicopedagógica.
NEUROPSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA
Módulo:
2
Carga Horária:
18
Neuroanatomia funcional – bases neuroanatômicas do comportamento. Neuropsicologia da cognição (memória, atenção, funções executivas, linguagem, praxias). Aspectos socioemocionais e Neuropsicologia. Neuropsicologia e aprendizagem. Reabilitação cognitiva.
PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO EM ESCOLAS
Módulo:
2
Carga Horária:
21
O papel da psicopedagogia na escola e suas possibilidades de intervenção. Suporte psicopedagógico na construção de conhecimento e na convivência. O papel do psicopedagogo junto às famílias e professores de uma comunidade escolar. Construção de estratégias de aprendizagem e convívio.
PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO NO APOIO AO ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR
Módulo:
2
Carga Horária:
21
Psicopedagogia contextualizada ao Ensino Superior. Caminhos de acolhimento institucional. Diferenças entre o atendimento clínico e o institucional. Transição da escola para a universidade. O estudante universitário. Atravessamentos das desigualdades na trajetória universitária. Motivos de evasão. Possibilidades e estratégias de permanência estudantil. Integração e inclusão na instituição. Estratégias de aprendizagem para o Ensino Superior. Técnicas de organização de estudos e rotina acadêmica.
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO
Módulo:
2
Carga Horária:
18
Estudo dos processos de aprendizagem e desenvolvimento do pensamento matemático, tomando por referência o campo da Educação Matemática e as Teorias da Aprendizagem. O papel da linguagem, da memória e do raciocínio lógico na construção do conhecimento matemático. Processos de aquisição do conceito de número, operações e resolução de problemas. Transtornos de aprendizagem. Estratégias de intervenção, com uso de jogos, materiais concretos e tecnologias digitais.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Módulo:
3
Carga Horária:
30
upervisão em grupo de estágio realizado em campo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
Módulo:
3
Carga Horária:
30
Supervisão em grupo de estágio realizado em campo
SEMINÁRIO DE PESQUISA: METODOLOGIA DE PESQUISA E PRINCÍPIOS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO
Módulo:
3
Carga Horária:
12
Orientações e práticas de apoio à elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso. Princípios básicos da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Princípios básicos de projeto de intervenção. Processos e procedimentos necessários à elaboração de trabalho acadêmico. Método, metodologias e técnicas de investigação. Revisão de literatura. Procedimentos de produção e análise de dados. Questões éticas da pesquisa com seres humanos. Escrita acadêmica. Normas técnicas.