Abordando as principais escolas
do campo da Psicoterapia de Família, o Curso visa a promover o diálogo entre
diversas teorias e práticas, com ênfase na articulação entre as teorias
psicanalíticas e as teorias sistêmicas. Destaca-se a relevância da formação e
do aprimoramento dos alunos na prática clínica, associando-a a um espaço de
reflexão e pesquisa sobre família e casal.
Psicólogos e psiquiatras.
Observação: Os candidatos deverão
obrigatoriamente apresentar, no ato da inscrição, diploma de graduação em
formação de psicólogo ou certificado de conclusão do curso, ou certificado de
especialista em psiquiatria.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom.
Estagio supervisionado: Possiblidade de alguns atendimentos serem presenciais, para os alunos que quiserem e puderem, sem prejuízo para aqueles que não puderem.
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
Observação: os candidatos deverão obrigatoriamente, apresentar no ato da inscrição, diploma de graduação ou declaração de conclusão, caso sejam psicólogos e certificado de Especialista em Psiquiatria, caso sejam médicos.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
A avaliação familiar no contexto da clínica de família. Construção da demanda compartilhada. Entrevistas preliminares. Aplicação e interpretação dos principais métodos de Avaliação Familiar. Entrevista Familiar Estruturada – EFE. Arte-Diagnóstico Familiar. Genograma. Métodos de avaliação de casal. Discussão de casos clínicos.
Bibliografia Básica
FÉRES-CARNEIRO, T. Entrevista Familiar Estruturada: Um Método Clínico de Avaliação das Relações Familiares. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
KWIATKOWSKA, H. Y. Family Therapy and Evaluation Through Art. Springfields: Charles C. Thomas Publicher, 1978.
MELLO FILHO, J. & BURD, M. Doenças e Família. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
Bibliografia Complementar
KWIATKOWSKA, H. Arte-Diagnóstico Familiar. Texto de Curso. Departamento de Psicologia, PUC-Rio, 1975.
MACHADO, R. N. FÉRES-CARNEIRO, T. Entrevistas preliminares em psicoterapia de família: construção da demanda compartilhada. Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso), v. XI, p. 669-699, 2011.
Wagner, A., Féres-Carneiro, T.O recasamento e a representação gráfica da família. Temas em Psicologia, 8(1), 11-19, 2002.
História e principais conceitos da Abordagem Francesa, da Abordagem Inglesa e da Psicanálise das Configurações Vinculares. Organização fantasmática da família. Da estrutura à rede familiar inconsciente. Mito familiar. Transmissão psíquica geracional.
EIGUER, A. Um divã para a família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
MEYER, L. Família: dinâmica e terapia. Uma abordagem psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
KÄES, R. Aparelho psíquico grupal. São Paulo: Ideias e Letras, 2016.
Bibliografia Complementar
CORREA, O. R. Os Avatares da Transmissão Psíquica Geracional. São Paulo: Escuta, 2001.
GOMES, I. C.; FERNANDES, M. I. A. & LEVISKY, R. B. (org.). Diálogos psicanalíticos sobre família e casal. São Paulo: Zagodoni, 2012.
EIGUER, A. O parentesco fantasmático: transferência e contratransferência em terapia familial psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.
Histórico de constituição do campo das terapias de família e casal nas abordagens sistêmica, construtivista e construcionista social. Conceitos e técnicas desenvolvidos pelas escolas: Estratégica, Estrutural, Experiencial-Simbólica, Intergeracional, Terapias Narrativas, Práticas Colaborativas e Terapias de Rede. Articulação de diferentes abordagens.
Bibliografia Básica
AUN, J. G.; VASCONCELLOS, M. J. E.; COELHO, S. V. Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais.Vol. I, II e III.Belo Horizonte: Ophicina de arte & prosa, 2010
ELKAIN, M. (Org.) Panorama das Terapias familiares. Vol I e II. São Paulo: Summus, 1998.
NICHOLS, M. P. e SCHWARTZ, R. C. Terapia familiar: conceitos e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Bibliografia Complementar
LION, C. M. Caminhando no contexto das práticas colaborativas e narrativas. Nova Perspectiva Sistêmica, 57, 2017.
MINUCHIN, S.; NICHOLS, M. P.; LEE, W.Y. Famílias e Casais: do sintoma ao sistema. Porto Alegre: Artmed, 2009
MORGAN, A. O que é terapia narrativa? Porto Alegre: Centro de Estudos e Práticas Narrativas, 2007.
Estudo da prática em co-terapia e em equipe reflexiva. Atendimento em sala de espelho em co-terapia com duas supervisoras do Curso. Supervisão e discussão de casos clínicos. Articulação de diferentes abordagens na prática clínica.
Bibliografia Básica
ANDERSEN, T. Processos reflexivos. Rio de Janeiro: NOOS, 1991.
LOPES, A. R. E.; HEMSI, L. S. Coterapia. In: RAMOS, M. (Org.). Terapia de casal e família: o lugar do terapeuta, 83-91, São Paulo: Taubaté, 1998.
MEYER, L. Família: dinâmica e terapia, uma abordagem psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
Bibliografia Complementar
NUSSBAUM, S. Intervenções na clínica vincular atual. In: GOMES, I. C.; FERNANDES, M. I. A.; LEVISKY, R. B. (Orgs.). Diálogos psicanalíticos sobre família e casal, 119-136, São Paulo: Escuta, 2016.
MELO, C. V.; MAGALHÃES, A. S.; FÉRES-CARNEIRO, T. (2014). Segredos de família: a contratransferência como recurso terapêutico.
Estilos da clínica, 19 (1), 163-182, São Paulo, 2014.
WEISSMAN, L. Armando a família. In: WEISSMANN, L.; GOMES, I. C. (Cols.). Atendimento Psicanalítico de Família, 28-60, São Paulo: Zagodoni, 2014.
Principais pressupostos teóricos que constituem as bases da abordagem sistêmica e da abordagem psicanalítica. Composição da Terapia de Família (TF) em sua origem fundante, por princípios básicos de diferentes campos da ciência, tais como a Cibernética, a Biologia, a Teoria Geral dos Sistemas e Antropologia. História da família ocidental moderna; família brasileira; ciclo de vida familiar; novas configurações familiares.
Bibliografia Básica
CARTER, B.; McGOLDRICK, M. As mudanças no ciclo vital familiar. Porto Alegre: Artmed, 1995.
FREUD, S. Sobre o narcisismo: uma introdução. Obras Completas de Sigmund Freud, v. XVI, 1914.
WATZLAWICK, P.; BEAVIN, J. H.; JACKSON, D. D. Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix, 2007.
Bibliografia Complementar
GOMES, L. B.; BOLZE, S. D. A.; BUENO, R. K.; CREPALDI, M. As origens do pensamento sistêmico: das partes para o todo. Pensando Famílias, 18(2), 3-16, 2014.
GOMES, I. C.; LEVY, L. Psicanálise de família e casal: principais referenciais teóricos e perspectivas brasileiras. Aletheia, 29, 151-160, 2009.
HENRIQUES, C. R. Uma perspectiva histórica: buscando recursos para compreender as relações familiares contemporâneas. In: LADVOCAT, C. (Org.). Psicologia: Campo de Atuação, Teoria e Prática, 98-105. Rio de Janeiro: Booklink, 2010.
Vinte horas de atendimento - atendimento em sala de espelho e alguns atendimentos em co-terapia com uma das supervisoras. Vinte horas de supervisão.
Fornecer conhecimentos sobre construção, manutenção e dissolução do laço conjugal. Apresentar os principais conceitos referentes à clínica com casais. Oferecer parâmetros referentes à técnica e ao manejo clínico. Discutir e refletir sobre o casamento contemporâneo, considerando os múltiplos arranjos conjugais da atualidade.
Bibliografia Básica
GOMES, I. C. & LEVY, L. Atendimento psicanalítico de casal. São Paulo: Zagodoni, 2013.
PUGET, J. & BERENSTEIN, I. Psicanálise do casal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
WAGNER, A. MOSSMANN, C. & FALCKE, D. Viver a dois: oportunidade e Desafios da conjugalidade. São Leopoldo: Sinodal, 2015.
Bibliografia Complementar
LEVY, L. & GOMES, I. C. Relação conjugal, violência psicológica e complementaridade fusional. Revista Psicologia Clínica, 20(2), 163-172, 2008.
SANT’ANNA, T. C. & PENSO, M. A. A transmissão geracional da violência na relação conjugal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 33, 1-11, 2017.
SATTLER, M. K., TAVARES, A. C. C. N. & SILVA, I. M. A infidelidade no relacionamento amoroso: possibilidades no trabalho clínico com casais. Pensando Famílias, 21(1), 162-175, 2017.
Apresentação do amplo campo de pesquisas realizadas na área de família e casal. Metodologia de pesquisa de pesquisa conceitual. Discussão e elaboração dos projetos de monografia.
Bibliografia Básica
MINAYO, M.C.S. (Org.), DESLANDES, S.F., NETO, O.C. e GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2003.
REY, F. G. La investigación cualitativa en Psicología: rumbos y desafíos. São Paulo: EDUC, 1999.
TURATO, E. G. Tratado de metodologia clínico-qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2003.
Bibliografia Complementar
BAUER, M. W. E GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
LAURENTI, C. Trabalho conceitual em psicologia: pesquisa ou “perfumaria”? Psicologia em Estudo, 17(2), 179-181, 2012.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Família em diversas situações de saúde e doença, sofrimento psíquico e organização familiar. Demandas contemporâneas para o campo das psicoterapias de família e casal em diferentes contextos de saúde. Família e sua relação com outras instituições: escola, hospital, judiciário, comunidade. Inserção do psicoterapeuta de família em diferentes contextos e instituições.
Bibliografia Básica
FÉRES-CARNEIRO, T (Org.) Casal e Família, permanências e rupturas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
OSÓRIO, L. C. e VALLE, M. E. (Orgs.) Manual de terapia familiar. Vol I e II. Porto Alegre: Artmed, 2009.
WALSH, F. Processos normativos da família: diversidade e complexidade. Porto Alegre: Artmed, 2016.
Bibliografia Complementar
MACHADO, R. N. (2015) Parentalidade Adotiva: Contextualizando a escolha. Psico, Porto Alegre, 46(4), out-dez. 442-451
SLUZKI, C. E. A rede social na prática sistêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
VASCONCELLOS, V. M. R., SEABRA, K. C., EISENBERG, Z. W. Z. e MOREIRA, A. R. C. P. O lugar da creche nos debates sobre a parentalidade e coparentalidade. In PICININI, C. A. e ALVARENGA, P. (Orgs). Maternidade e Paternidade: A parentalidade em diferentes contextos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 415-425, 2012.
Trabalho de conclusão de curso.
Após a elaboração do projeto, o aluno será orientado para a pesquisa do seu tema, leitura de bibliografia pertinente e escrita da monografia.
Trinta horas de atendimento - atendimento em sala de espelho e atendimentos em co-terapia. Trinta horas de supervisão.
A busca de fatores em comum entre as psicoterapias. História do movimento de integração. Diferentes propostas de integração/articulação: modelo teórico, modelo clínico e modelo teórico-clínico. Reflexão sobre a proposta de articulação realizada ao longo do curso.
Bibliografia Básica
FLASKAS, C. & POCOCK, D. (Eds.). Systems and Psychoanalisis: Contemporary Integrations in Family Therapy. London: Karnac Books, 2009.
PARÉ, D. A.; LARNER, G. Collaborative practice in psychology and therapy. New York: Routledge, 2014.
SEXTON, T. L., & LEBOW, J. (Eds.). Handbook of family therapy. New York: Routledge/Taylor & Francis Group, 2016.
Bibliografia Complementar
FÉRES-CARNEIRO, T., & PONCIANO, E. L. T. Articulando diferentes enfoques teóricos na terapia familiar. Revista Interamericana de Psicologia, 39(3), 439-448, 2005.
MAGALHÃES, A. S. & FÉRES-CARNEIRO, T. Articulando diferentes enfoques na terapia familiar. Em: Cynthia Ladvocat. (Org.). Psicologia: Campo de Atuação, Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Booklink, 2010. P. 70-77.
WATTS, S. W.; KEMPF, W. G. & COTTONE, R. R. On integrating family therapy: a review of the literature from 1988 to 1995. The American Journal of Family Therapy, 25 (3), 193-212, 1997.
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