No século XX, sobretudo no período das duas guerras mundiais, foi observado um enorme número de populações deslocadas por conflitos políticos e bélicos. Sem dúvidas, os fascismos e o holocausto ocupam lugar central para que possamos entender a história de grande parte dos refugiados do período. Hoje se tornou prática social comum rememorar e refletir sobre o trauma daqueles tempos em espaços públicos de homenagem às vítimas (museus, monumentos e memoriais), o que nos revela uma dimensão entre história, memória e psicologia.
Além disso, esses acontecimentos são comumente usados e comparados pela imprensa do século XXI, em suas abordagens da Guerra da Síria e na Guerra da Ucrânia, como “uma das maiores crises humanitárias desde a Segunda Guerra Mundial”. A relevância desse curso é buscar compreender a história de refugiados dos fascismos e do holocausto, numa perspectiva multidimensional, multidisciplinar e global. Ademais, o curso é uma parceria entre professores da PUC-Rio e da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, por isso, aborda tais questões tanto pela via da história como da história das ciências.
Problematiza, portanto, a fuga de cérebros da Europa dominada pelo nazismo e o impacto desse acontecimento no campo científico brasileiro.
Este curso objetiva investigar a história global das migrações, sobretudo no período entre 1919 e 1945. Analisa a história e os traumas de milhares de refugiados que deixaram a Europa rumo ao Brasil, bem como as marcas deixadas pelos fascismos e pelo Holocausto para pensarmos os séculos XX e XI.
Discute, assim, a vinda de inúmeros refugiados para o Brasil nos anos 1920 e, especialmente, na Era Vargas, através das redes que viabilizaram a fuga do nazismo e do impacto da presença desses indivíduos no país antes e após 1945.
Por fim, o curso almeja problematizar a questão da memória individual e coletiva, de modo a compreender a construção social do trauma provocado por tais acontecimentos históricos.
Alunos de graduação e pós-graduação; professores da rede básica de ensino; jornalistas; ativistas de direitos humanos.
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o termino das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
Maurício Barreto Alvarez Parada
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!