“Se você não tem consciência de como faz parte do problema, você não pode fazer parte da solução”, Bill Torbert
As ciências das mudanças climáticas, do consumo e produção sustentáveis estão estabelecidas, acordos internacionais estão assinados, as tecnologias estão disponíveis e ainda assim, continuamos a ver o rápido esgotamento dos recursos planetários com consequências sociais agravantes.
Compreender como introduzir e gerenciar mudanças é uma das questões mais importantes do momento. E, ainda mais importante é a nossa capacidade de abordar estas questões, que depende da nossa percepção do problema.
Dada a atual crise planetária e o papel fundamental que as cidades desempenham na promoção da sustentabilidade, o curso “Transição para um Novo Paradigma de Desenvolvimento”oferece uma abordagem prática e recursos avançados para apoiar os participantes como agentes de mudança para enfrentar os desafios e as oportunidades globais do século XXI.
Contextualizar, a partir de uma abordagem sistêmica, os atuais desafios planetários ambientais, sociais, econômicos e existenciais. Investigar a importância dos centros urbanos neste contexto e os papéis dos múltiplos atores que os formam: cidadãos, empresários, governos e toda a sociedade civil. Examinar como cada um destes atores e suas relações, locais e globais, incluindo como usam os recursos naturais, estão na base da promoção de desenvolvimento sustentável, prosperidade e bem-estar.
A partir dos mais recentes dados científicos, criar condições para que os alunos desenvolvam reflexão crítica sobre o potencial da transição pessoal, social e cultural para impulsionar um novo paradigma de desenvolvimento.
Analisar, a partir das teorias de desenvolvimento adulto, porque as soluções que vem sendo desenvolvidas, normalmente focadas nas dimensões sistêmicas (tecnologia, política pública, finanças, infraestrutura e governança) não estão sendo suficientes para sozinhas, produzir as mudanças na profundidade e escala necessárias.
Possibilitar aos participantes a compreensão, através de vivências práticas, de como aspectos internos aos indivíduos e culturas (visão de mundo, crenças, emoções, valores) precisam também ser incorporados às soluções sistêmicas. Experiências serão conduzidas a partir das teorias de desenvolvimento adulto, psicologia social e sociologia.
Apresentar e consolidar teorias de mudança e discutir modelos e formas de como introduzir e gerir mudanças na direção deste novo paradigma de desenvolvimento.
Oferecer elementos para que os participantes possam refletir e repensar seus papéis no cotidiano. Seja com si mesmos, como cidadãos, como empresários, como membros de governos ou da sociedade civil em geral e apoiá-los na criação de processos de mudança na direção deste novo paradigma de desenvolvimento.
O curso é aberto a todas as pessoas, independente da área de atuação e formação, que tenham profundo interesse em contribuir para os grandes desafios planetários, com seus esforços de trabalho, nas relações sociais, em seus estilos de vida e em suas próprias relações internas individuais.
O curso de natureza multidisciplinar adotará aulas expositivas, oficinas e vivências experimentais incluindo a prática de mindfulness e trabalhos em grupo para exercitar a conversa e a escuta e a relação interpessoal, como importantes instrumentos facilitadores dos processos de mudança.
Serão oferecidos textos, áudios e filmes para apoiar as conversas, debates e trocas em sala de aula. Estes materiais também serão oferecidos como atividades de casa, para reflexão individual, para posterior aprofundamento, em grupo, em sala de aula, na semana seguinte.
Será criado um espaço virtual fechado para que o trabalho de troca e apoio mútuo continue entre os participantes, mesmo ao término do curso. Existe uma intenção de desenvolver em conjunto a mensuração das mudanças pelas quais o grupo passará, para avaliação do impacto e verificar se estão alinhadas com as ambições do Acordo Climático de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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