Virginia Woolf (1882 - 1941) foi uma escritora cuja vida se dividiu entre duas épocas da história inglesa - sua infância é contemporânea dos tempos da Rainha Vitória, negociada portanto no contexto do moralismo vitoriano, e sua vida adulta coincide, majoritariamente, com o tempo dos reinados de Eduardo VII e George V. Sendo assim, Woolf é uma autora que cresce imersa na tradição patriarcal que seu pai e seus irmãos herdaram da Era Vitoriana, segundo a qual acreditava-se que o espaço feminino era a casa, e o espaço público era o domínio próprio aos homens. A autora, apesar de ter amplo acesso à biblioteca de seu pai durante sua juventude, não deixa de compreender que há aqueles que a nação inglesa escolheu educar e formar enquanto cidadãos e há aquelas a quem foi negada essa educação.
Woolf é, portanto, uma escritora que articula a leitura que fazia de seu tempo histórico em diferentes estilos de escrita - do ensaio à ficção, da ficção à autobiografia, insistindo em borrar os gêneros narrativos inscritos em suas páginas. Ao longo do curso, veremos de que maneira os temas socioculturais que lhe são caros durante toda a vida são revitalizados a cada nova abordagem, re-explorados mediante novas perspectivas.
Sendo assim, entenderemos
que a escrita ficcional e a escrita ensaística de Woolf são dois lados de uma
mesma moeda, promovendo uma conversa prolífica entre gêneros narrativos,
perspectivas acerca da memória e embates com os papéis sociais
pré-estabelecidos para o gênero masculino e feminino. Iremos ler os contos “A
Sociedade” (1921) e “O Legado” (1940), bem como os ensaios “Ficção Moderna”
(1925), “Profissões para Mulheres” (1931) e Um
teto todo seu (1929). Mais adiante, vamos analisar as diferentes maneiras
como a crítica se apropriou da escrita woolfiana, ora para questioná-la em suas
bases, ora para reivindicá-la como uma abordagem única nos modernismos de
língua inglesa. Finalmente, passaremos a dois dos mais importantes romances da
carreira de Woolf, O Quarto de Jacob (1922)
e Sra. Dalloway (1925).
O objetivo do curso é introduzir a escrita ficcional e ensaística de Virginia Woolf por três vias distintas, porém complementares. Primeiramente, a partir da leitura conjunta de alguns de seus ensaios e contos, iremos compreender alguns dos principais temas e abordagens encontrados ao longo da obra de Woolf - culminando em Um teto todo seu (1929). Em seguida, faremos a leitura da crítica woolfiana reavaliando a posição da autora enquanto uma escritora modernista, bem como investigando suas contribuições para as discussões sobre como percebemos a realidade, qual a sua relação com as artes visuais e em que consiste seu questionamento dos papéis de gênero pré-concebidos pela sociedade inglesa na qual vivia. Por fim, iremos retornar à escrita ficcional de Woolf por meio de dois de seus romances mais importantes (e conhecidos) O Quarto de Jacob (1922), comemorando seu centenário neste ano de 2022, e Sra. Dalloway (1925).
O público
deste curso inclui desde estudantes interessados e interessadas em ler e
explorar o contexto da vida e obra de Virginia Woolf, até pesquisadoras e
pesquisadores procurando ampliar seus horizontes de pesquisa acerca dos
modernismos de língua inglesa.
O pré-requisito mais importante é o interesse nos temas tratados ao longo do Curso. A troca de experiências de vida, leitura e estudo serão fundamentais para ampliar as discussões sobre os modernismos de língua inglesa, a presença de Virginia Woolf dentro desses movimentos e, principalmente, as suas particularidades enquanto autora de ensaios, contos e romances.
A metodologia disciplinar
para o curso proposto irá passar pela discussão dos materiais teóricos lidos
por toda a turma, bem como pela ampliação do contexto histórico, filosófico e
literário do qual esses textos fazem parte.
Além
disso, a utilização de outras mídias que permitam expandir as leituras dos
romances com os quais iremos trabalhar servirá de apoio para desvelar os
segredos do texto literário, bem como a maneira como o pensamento Ocidental se
utilizou e se utiliza de alguns deles (ambiguamente) para limitar a autora a
determinado contexto histórico de produção.
As aulas serão ao vivo pela plataforma Zoom. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o termino das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher o requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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