
Sustentabilidade no Projeto: Design, Arquitetura e Urbanismo
Especialização: 360 horas | Duração: 18 meses
Introdução
Objetivo
Público-Alvo
Metodologia
Coordenação
Corpo Docente
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
Diante de questões ambientais amplamente discutidas e trabalhadas pelo corpo de professores e pesquisadores da PUC-Rio, o Departamento de Artes e Design e o Curso de Arquitetura e Urbanismo vêm promover um curso que trate criticamente o conceito de sustentabilidade através da prática do projeto. No curso é proposta ainda, sob o prisma dos relatórios oficiais de meio ambiente da ONU e outras referências importantes para a compreensão da questão ambiental contemporânea, uma fundamentação ...
Diante de questões ambientais amplamente discutidas e trabalhadas pelo corpo de professores e pesquisadores da PUC-Rio, o Departamento de Artes e Design e o Curso de Arquitetura e Urbanismo vêm promover um curso que trate criticamente o conceito de sustentabilidade através da prática do projeto. No curso é proposta ainda, sob o prisma dos relatórios oficiais de meio ambiente da ONU e outras referências importantes para a compreensão da questão ambiental contemporânea, uma fundamentação projetual que reflita o pensamento tanto acerca dos objetos quanto das edificações e das cidades no contexto atual. O espaço que habitamos pode e deve ser transformado, e sob este aspecto o curso em questão visa a contribuir, a partir de procedimentos metodológicos adequados, para que estamos preparados para estas mudanças.
O objetivo geral do curso é possibilitar um aprofundamento do estudo dos aspectos projetuais que envolvem a questão da sustentabilidade.
O curso busca, ainda, promover uma abordagem interdisciplinar sobre estas questões, apresentando diversas visões sobre o tema, e contribuir para a capacitação do profissional preocupado com a temática da sustentabilidade no desenvolvimento dos seus projetos.
Serão apresentadas ferramentas técnicas e metodológicas utilizadas em processos de projeto de objetos, ...
O objetivo geral do curso é possibilitar um aprofundamento do estudo dos aspectos projetuais que envolvem a questão da sustentabilidade.
O curso busca, ainda, promover uma abordagem interdisciplinar sobre estas questões, apresentando diversas visões sobre o tema, e contribuir para a capacitação do profissional preocupado com a temática da sustentabilidade no desenvolvimento dos seus projetos.
Serão apresentadas ferramentas técnicas e metodológicas utilizadas em processos de projeto de objetos, edificações e cidades, visando a preparar os alunos a enfrentar as questões pertinentes ao projeto de caráter sustentável e impactos resultantes do fenômeno de mudança climática.
Profissionais de nível superior das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design, Geografia, Engenharia e demais interessados no tema.
O curso de natureza interdisciplinar adotará um conjunto de métodos didáticos, tais como: aulas expositivas, palestras, seminários, workshops e visitas à área de estudo e outras experiências referencias, além de exercícios de projetos coletivos e individuais, visando à fixação do conteúdo teórico.
Veja o corpo docente do curso (sujeito a alteração).
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Atividade de prática de campo. Aproximação a lugares de contextos referenciais combinados com a disciplina de Conceito e sustentabilidade. Utilização de técnicas de observação e compreensão contextual.
Tecnologias sustentáveis para Edificações. Tecnologias construtivas tradicionais apropriadas ao contexto local e construção participativa. Inovações tecnológicas para edificações sustentáveis, tais como eficiência no uso da água, energia, materiais e recursos, entre outros.
Bibliografia:
GAUZIN-MULLER, Dominique. Arquitetura ecológica. Barcelona: Gustavo Gilli, 2004.
KIBERT, Charles. Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery. EUA: John Wiley & Sons, 2008.
CUNHA JUNIOR, N. B. et alii. Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Construção Civil. SINDUSCON-MG, 2005.
Origem, conceitos e apropriações sociais de sustentabilidade. Realidades sociais e questões ambientais. Mundo globalizado nas escalas local, nacional e planetária. Modelos de desenvolvimento, sustentabilidade e conflitos ambientais. Crise ambiental e desigualdade social. Política e regulação ambiental.
Bibliografia:
ACSELRAD, H. Sustentabilidade e Desenvolvimento: Modelos, Processos e Relações. Rio de Janeiro: FASE, 1999. 67 p.
BRUNDTLAND, Gro Harlem. Our common future (”The brundtland report”). United Nations, World Commission on Environment and Development, abr. 1987.
CARDOSO, Adauto L.. Trajetórias da Questão Ambiental Urbana: da Rio 92 às Agendas 21 locais. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 102, p. 51-69, jan./jun. 2002.
FOLADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas: Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial, 2001. 221 p.
HARVEY, David. Justice, nature and the geography of difference. Baltimore: John Hopkins University Press, 1996.
LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LEFF, Henrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2002.
LOVELOCK, James. A Vingança de Gaia. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006.
MEADOWS, D. H. et al. Limites do crescimento. São Paulo: Perspectiva, 1978.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. O Desafio Ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Análise de princípios construtivos que tratam das relações saudáveis da edificação; o espaço habitado pelo homem e as estratégias de apropriação de materiais e técnicas construtivas disponíveis; a importância da participação dos agentes locais no processo construtivo; tecnologias e consumo de energia, desde a escolha dos materiais até o seu descarte; crítica aos sistemas de certificação em edificações eco-sustentáveis.
Bibliografia:
FATHY, H. Construindo com o povo : Arquitetura para os pobres. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Forense- Universitária, 1982.
HERTZ, J.B. Ecotécnicas em arquitetura :Como projetar nos trópicos úmidos do Brasil. São Paulo, SP: Enio Matheus Guazzelli & CIA. Ltda, 1998.
LEED Ratings Systems - Leadership in Energy and Environmental Design Green Building Rating System™
MINKE, G. Techos Verdes . Teruel, Espanha, Ecohabitar, 2005.
MINKE, G. Manual de construcion en tierra. Montevideo, Uruguay: Editorial Nordan-Comunidad, 2001.
ROAF, S.; FUENTES, M.; THOMAS, S. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. Porto Alegre, RS: Bookman, 2007.
Conceituação e historia do ecodesign. Métodos de reaproveitamento - redução, reciclagem, e outros "r" s. Métodos de análise de impactos ambientais de um produto. Estratégias projetuais para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Produtos comunitários, remanufatura e economia de serviços. Fundamentos de desenho universal e desenho inclusivo no desenvolvimento de projetos Investigação sobre a aplicação desses conceitos em produtos: objetos de uso pessoal, coletivo, doméstico e urbano. Design como instrumento de melhoria da qualidade de vida e inclusão social. Processo interativo e multidisciplinar
Bibliografia:
FLUSSER, Vilém (1920-1991). O Mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação: Vilém Flusser; organizado por Rafael Cardoso. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo, Cosac Nasify, 2007.
MANZINI, Ezio, VEZZOLI, Carlo. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientas dos produtos industriais; tradução de Astrid de Carvalho. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
MCDONOUGH, William, BRAUNGART, Michael. Cradle to Cradle. Remaking the way we make things.
New York: North Point Press, 2002.
WELCH, Polly. Strategies for teaching universal design. Adaptative Environments. EUA, Boston, 1995.
Natureza e sustentabilidade em diversos campos do conhecimento. Percepção dos aspectos diversos que contornam a problemática da sustentabilidade e o impacto desta nos discursos e nas práticas e representações sociais. Alcance das ações temáticas tratadas nos temas e a interdisciplinaridade presente nesse contexto.
Bibliografia:
GUERRA, Antonio Jose Teixeira. A Questão Ambiental: Diferentes Abordagens. São Paulo: Bertrand Brasil, 2003.
TRIGUEIRO, André. Meio Ambiente no século 21. 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
A construção e sua adequação ao usuário, ao sítio e ao clima. Microclima e edificação. Utilização de recursos não findáveis e energia passiva para o conforto ambiental em projeto de arquitetura e cidades. Percepção do ambiente hidrotérmico, luminoso, sonoro e da qualidade do ar. Iluminação, ventilação, insolação e acústica em projeto de edificação adequado ao lugar. Eficiência energética em edificações. Desempenho de materiais.
Bibliografia:
CORBELLA e YANNAS. Em busca e uma arquitetura sustentável para os trópicos. Rio de Janeiro: Revan, 2003.
GIVONI, Baruch (1976): Man, Climate and Architecture, 2ª ed., Applied Science Publishers, London.
IZARD, J. ; GUYOT, A (1983): Arquitectura Bioclimatica, Ediciones Gustavo Gili, Barcelona.
OLGYAY, Victor (1998): Arquitectura y Clima. Manual de Diseño Bioclimático para Arquitectos y Urbanistas, Editora Gustavo Gili, Barcelona.
ROMERO. Arquitetura bioclimática do espaço público. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2001.
Ciclo de palestras sobre o tema.
Princípios de sustentabilidade aplicados ao projeto e planejamento de cidades. O papel das cidades no encontro de soluções sustentáveis. Integração das componentes ambientais, sociais, econômicas e de democrática governança nas tomadas de decisão aplicadas às políticas urbanas, para o ambiente e o desenvolvimento. Equidade, justiça social, gestão democrática, solidariedade, cidadania. Novos conteúdos na construção das soluções para as cidades.. Gerenciamento de riscos ambientais, Análise Multicritério e Gestão Ambiental. Desafios e os novos paradigmas do futuro do desenvolvimento sustentável e o papel das cidades e áreas metropolitanas. Saúde do habitat. Mobilidade sustentável. Projeto da Paisagem Urbana. Os impactos sobre as cidades resultantes do fenômeno de mudança climática. Adaptação das cidades às mudanças climáticas e resiliência urbana.
Bibliografia:
ALVA, Eduardo Neira. Metrópoles (in)sustentáveis. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
GIRARDET, Herbert. Creating Sustainable Cities. Schumacher Briefings, Reviews. Londres: Green Books, 2002.
HALL, Peter; PFEIFFER, Ulrich. Urban Future 21. A Global Agenda for Twenty-first Century Cities. Londres: E&FN. SPON, 2000.
JENKS, M., DEMPSEY, N. Future Forms and Design For Sustainable Cities. Architectural Press, 2005.
NEWMAN, BEATLEY, BOYER. Resilient Cities: Responding to peak oil and climate Change. London: Island Press, 2009.
PHILIPPI Jr. A , PELICIONI MCF. Curso de Gestão Ambiental. Barueri, SP: Editora Manole: 2004 (Coleção Ambiental, 1)
ROAF, Sue. A adaptação de edificações e cidades às mudanças climáticas. Porto Alegre: Bookman, 2009.
ROGERS, Richard; GUMUCHDJIAN, Philip. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona: Gustavo Gilli, 1997.
THOMAS, Randall. Sustainable urban design. Londres: Spon Press, 2003.
O impacto ambiental de bens e serviços. Responsabilidade ambiental na produção de bens. Ciclos de produção e ACV: da extração de matéria prima à disposição final dos produtos. Aplicação da ACV em projetos sustentáveis.
Bibliografia:
COMMONER, “The relation between Industrial and Ecological Systems”, J. Cleaner Prod., 1997.
GRAEDEL, T. E./ ALLENBY, B. R. Industrial Ecology. New Jersey/USA: Prentice Hall, 1995. 412p.
McDONAUGH e BRAUNGART. Cradle to Cradle: remake the way we make things. New York: North Point Press, 2002.
NBR ISO 14040. Gestão Ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura, ABNT, São Paulo, Novembro 2001. 10p.
Certificações e Selos Verdes para Projetos de Produtos e Construções. Normatização e legislações ambientais. Definições e casos de sucesso. Estratégias para incentivo a adoção de soluções sustentáveis em projetos de produto e de edificações.
Bibliografia:
KIBERT, Charles. Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery. EUA: John Wiley & Sons, 2008.
Controle ambiental de áreas verdes. Serviços ambientais das florestas urbanas. Erosão e instabilidade de encostas em ambientes florestais, urbanos e rurais. Gestão de áreas urbanas deterioradas. Paisagem, sociedade e ambiente. Linguagem e percepção ambiental. Economia ambiental. Valoração ambiental.
Bibliografia:
OLIVEIRA, R. R. (Org.) As marcas do homem na floresta. História Ambiental de um trecho de Mata Atlântica. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2005. 232 p.
PHILIPPI Jr. A , PELICIONI MCF. Curso de Gestão Ambiental. Barueri, SP: Editora Manole: 2004 (Coleção Ambiental, 1).
Saneamento ambiental e ecologia aplicada. Controle ambiental da água, do ar, de resíduos, do ambiente de trabalho, transporte e meio ambiente. Sistemas de integração ambiental. Energia nos edifícios e na cidade. Energia, a infra-estrutura e a sustentabilidade; os recursos naturais, a matriz energética e as bases para um planejamento energético voltado ao desenvolvimento sustentável
Bibliografia:
PHILIPPI Jr. A. Saneamento, Saúde e Ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri, SP: Editora Manole: 2004.
REIS, Lineu Belico dos; FADIGAS, Eliane A. Amaral; CARVALHO, Cláudio Elias. Energia. Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. Barueri, SP: Editora Manole: 2005.
REIS, Lineu Belico dos; CUNHA, Eldis Camargo Neves da. Energia Elétrica e Sustentabilidade. Barueri, SP: Editora Manole: 2006.
Direito ambiental aplicado. Justiça sócio-ambiental. Política e gestão ambiental. Questão urbana e participação no processo de decisão. Auditoria ambiental.
Bibliografia:
COUTINHO, Ronaldo, BONIZZATO, Luigi (coord.). Direito da Cidade: Novas Concepções Sobre as Relações Jurídicas no Espaço Social Urbano. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Júris, 2007.
PHILIPPI Jr. A, ALVES A.Caffé. Curso Interdisciplinar de Direito Ambiental. Barueri, SP: Editora Manole: 2004 (Coleção Ambiental, 1).
Obrigatória para a conclusão do curso de Especialização. O aluno terá um orientador de Monografia ou trabalho final durante o curso. A monografia ou trabalho final deverá ser entregue impresso e em DVD até 14 meses depois do início do curso.