O curso será hibrido, mesclando aulas presenciais e outras virtuais com encontros síncronos pela plataforma Zoom.
A estrutura do curso está pautada na combinação entre disciplinas teóricas integradas, discussão de casos clínicos, aplicação clínica supervisionada e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. No final do último semestre, os estudantes submeterão um Trabalho de Conclusão de Curso, com base em um dos seguintes modelos: estudo de caso, estudo de série de casos, caso-controle, estudo transversal, estudo prospectivo de coorte, ensaio clínico randomizado, revisão da literatura.
O conjunto das disciplinas se divide em três blocos programáticos. O primeiro bloco abarca os fundamentos conceituais e teóricos da saúde integrativa. O segundo bloco abarca os sistemas epistêmico-metodológicos que estruturam suas práticas nos diferentes contextos culturais do cuidado à saúde e os distintos campos de abordagem diagnóstico-terapêutica e profilática, com seus respectivos recursos, dentro de uma perspectiva sistêmica de integralidade do cuidado. O terceiro bloco abarca as diferentes áreas de atuação clínica em relação aos sistemas orgânicos humanos, às respectivas desordens patológicas, e aos processos de prevenção, proteção, tratamento, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, assim como de promoção da saúde.