UX Research é uma investigação sistemática de usuários e seus requisitos, a fim de obter informações como parte do processo de projetar a experiência do usuário. A pesquisa em UX emprega vários métodos e técnicas de coleta, análise e síntese de dados do usuário para chegar a conclusões, determinar fatos e descobrir problemas, de forma a revelar informações valiosas que podem ser inseridas no processo de design.
No contexto em que as pessoas lidam com muitos sistemas interativos no seu dia a dia e empresas precisam oferecer sempre as melhores soluções perante a concorrência, é extremamente importante que as equipes de Design conheçam os seus usuários para projetar melhores interfaces. Conhecer as necessidades, desejos e limitações dos usuários faz com que com os designers e toda a equipe de projeto da empresa compreendam como as pessoas lidam com o seu produto. Assim, é possível desenvolver e adaptar melhor suas interfaces, a fim de fornecer o melhor produto e serviço.
Este curso tem a proposta apresentar e ensinar os fundamentos e principais conceitos envolvidos no UX Research, assim como os principais métodos e técnicas de investigação dos usuários para equipes de projeto. Ao longo do curso as aulas serão teóricas e práticas com exercícios de planejamento e debates.
Objetivo
Apresentar os fundamentos e conceitos da Pesquisa do Usuário (UX Research);
Apresentar os principais métodos e técnicas de Pesquisa do Usuário (qualitativos e quantitativos) voltados para o design de interfaces;
Elucidar as estratégias de seleção do melhor método e/ou técnica pesquisa de acordo com o projeto;
Ensinar como planejar, conduzir e analisar as pesquisas com usuários, com foco em projeto de interfaces.
Público-Alvo
Profissionais e estudantes de Design, Comunicação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Webdesign, Marketing, Administração e qualquer outra área que envolva planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços digitais interativos.
Metodologia
Aulas ao vivo pela plataforma Zoom, com atividades práticas em aula e debates. A gravação ficará disponível por até 2 meses após o término das aulas para consulta no ambiente de aprendizagem online da PUC-Rio (Moodle). Entretanto, o(a) aluno(a) deverá estar presente em 75% das aulas de forma síncrona para as atividades práticas.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Matrícula
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.