O câncer
é uma doença de alta morbidade e mortalidade e embora muito se tenha evoluído
no seu tratamento nos últimos anos, a cura é possível em apenas 1/3 dos casos.
Desta forma ela tem se tornado uma doença crônica cuja morbidade deve ser
conduzida por uma equipe multiprofissional.
No Brasil
estão estimados 625.000 casos novos de
câncer para cada ano do triênio 2020 – 2022. É a segunda causa de óbitos
no país, com tendência de crescimento nos próximos anos. Em 2015 representou mais de 16,6% do total de óbitos
ocorridos no país (INCA, 2020). Vários
hospitais especializados em oncologia têm surgido no país com intuito de
oferecer suporte adequado a esta população, todavia são poucos os profissionais
especializados nesta área que possam oferecer assistência adequada e segura as
necessidades dos pacientes com câncer.
Diferentes metodologias didáticas vêm sendo
preconizadas recentemente como meio de incentivar e orientar a educação em
saúde. As metodologias ativas de ensino-aprendizagem preconizam a centralização
do conhecimento no aluno, o qual deve realizar uma busca ativa do conhecimento
para obter respostas para determinado problema, tendo o suporte de um tutor
(professor) para orientá-lo no caminho a ser seguido para obter as respostas. Portanto, problematizar contextos da prática
profissional é um excelente meio de trabalhar as metodologias ativas. Nesse
contexto as modalidades de interação tutor-aluno e aluno-aluno são essenciais
para um adequado desenvolvimento. As interações possibilitam o ajuste de
comprometimento e responsabilidade necessários para o alcance de resultados.
Quando estes são associados aos conhecimentos de saúde baseados em evidência, é
possível definir metas baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis
ou, pelo menos, estimular os envolvidos a quererem achar respostas, processo
que por sua vez estimula a busca por mais capacitação.
Diante
deste quadro, é não apenas justificável, mas necessária a criação de
estratégias educacionais e formas de qualificação dos nutricionistas, que atuam
ou intencionam atuar junto a pacientes com câncer, com respaldo nas evidências
atuais e contextualizadas sobre as problemáticas comuns identificadas na
prática clínica. Para auxiliar na formação do nutricionista em oncologia, a
presente proposta educacional reúne especialistas, mestres e doutores das
principais instituições para tratamento de pacientes com câncer do país, para
elaborarem videoaulas com o conteúdo proposto para este curso de Especialização
de Nutrição Oncológica, totalmente
desenvolvido para EAD. A estruturação da presente proposta permite uma formação
profissional disseminada por todo o território nacional e permite a
qualificação dos nutricionistas para atuarem desde a atenção primária à
terciária com enfoque na oncologia.
A pós-graduação é de natureza on-line, composta por 03
módulos, cujas aulas serão disponibilizadas semanalmente de forma
contínua ao longo de 18 meses. Serão utilizadas
diferentes metodologias, como apresentação de casos clínicos ao longo das
aulas, problematização baseada em casos clínicos no formato on-line e ao vivo,
para uma maior interação docente-estudante e entre estudante-estudante,
buscando mimetizar uma atuação em equipe com o foco no cuidado do paciente. Os
casos clínicos propostos demandam necessidades de conhecimento e habilidade com
fundamentos multidisciplinares e requerendo uma adequada interação entre
estudantes para uma melhor resolutividade. A utilização de metodologias
de aprendizagem ativa será conduzida através de atividades que provoquem a
necessidade de raciocínio e busca de mais informações pelo estudante nas
atividades semanais (fórum, caso-clínico ou exercício), e também que estimulem a automotivação para uma maior aderência dos
estudantes ao longo do curso; tais atividades incluem aulas demonstrativas com
simulação realística e gameficação de todas as ações esperadas dos estudantes
em relação às atividades planejadas e disponibilizadas na plataforma EAD como: assistir
as videoaulas, realizar o download do manual do aluno, do roteiro de aprendizagem e realizar a avaliação de
reação de cada tema de aula.
O curso é
destinado a profissionais graduados em nutrição.
Aulas serão gravadas.
A abordagem educacional do curso é através de videoaulas com exposição de conteúdos teóricos multidisciplinares e apresentação de casos e instrucional com acompanhamento de um tutor on-line, a ênfase está no uso de metodologias ativas. Ela está fundamentada em conteúdos contextualizados, atualizados e organizados de forma a levar em consideração os princípios da autonomia do estudante no processo de aprendizagem.
As informações e conteúdos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) são estruturados de forma didática, e o planejamento adotado na sequência das aulas permite a compreensão e o desenvolvimento do conhecimento através de exercícios e avaliações curtas e frequentes do conteúdo apresentado. Desta forma, cada estudante pode realizar as atividades no seu ritmo, orientado pelo conteúdo proposto, estimulando a construção reflexiva e crítica do conhecimento.
O curso requer do estudante um investimento médio de tempo de 6 horas semanais, destinadas a assistir as aulas, realizar as avaliações, realizar os exercícios, interagir através de pelo menos um dos canais (fórum, videoconferência ativa sobre casos clínicos, mensagem) e realizar leitura de material complementar. Não havendo horário fixo para estudar, o estudante poderá acessar os conteúdos quantas vezes quiser, a qualquer momento e de qualquer local em que se encontre, durante todo o período de duração do curso.
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
O Regime
de Matrícula é semestral.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!