Para além dos benefícios à saúde e ao bem-estar, a Educação Física apresenta relevante contribuição para o desenvolvimento humano e para ampliação das interações sociais e multiculturais.
Apesar dos avanços na formação continuada do professor de Educação Física que atua no ensino informal, ainda existem lacunas em sua capacitação teórica e prática que considerem de forma integrada os aspectos biológicos, pedagógicos e de empreendedorismo inerentes à profissão.
Por sua relevância socioeconômica em razão de negócios que envolvam o movimento humano, e diante do potencial para desenvolvimento de pedagogia da saúde humana e ambiental além de prevenção de doenças associadas à inatividade física, tem sido verificado nas últimas décadas importante crescimento e reconhecimento da área da Educação Física no Brasil e no estado do Rio de Janeiro.
Neste contexto, de acordo com BROCH e colaboradores (2020), os cursos superiores em Educação Física apresentaram crescimento de cerca de 900% entre 1991 e o ano de 2015. Além disso, desde 1998 que o aumento do número de alunos dos cursos de graduação em Educação Física oferecidos por instituições privadas revela-se significativamente mais elevado em relação ao ano anterior e também aos incrementos igualmente constatados nas instituições públicas (BROCH et al., 2020).
Dados do IPEA (2016) indicam que esses alunos são em grande parte absorvidos pelo mercado de trabalho que por sua vez, sofreu expressiva expansão para professores de Educação Física. De fato, entre 2009 e 2012 foram abertos 6.848 novos postos de trabalho de nível superior para bacharéis em Educação Física sendo uma das profissões com o maior número de vagas naquele período (IPEA, 2016).
Também se ampliou a quantidade de professores de Educação Física envolvidos no treinamento personalizado de alunos (JUNIOR et al., 2013), e seguindo a tendência de valorização profissional no mercado de trabalho, o mesmo passou a integrar em 2012 a equipe multidisciplinar dos Núcleos de Apoio da Saúde da Família (FERREIRA et al., 2016).
Nessa perspectiva, considerando a relevância da oferta de serviços pedagógicos de qualidade que atendam às expectativas individuais e diferenciadas no contexto biológico, psíquico e social, bem como a necessidade de atualização da práxis sob escrutínio crítico bem fundamentado do ponto de vista teórico, pretendemos implementar curso de pós-graduação que capacite professores de Educação Física a atuarem de forma eficaz e transformadora no mercado de trabalho.
Em face ao exposto, tendo em vista que nas últimas décadas a prática pedagógica da Educação Física tem se deslocado do coletivo para o personalizado, este curso pretende capacitar o professor para identificar o perfil psicossocial do aluno, avaliar suas capacidades físicas e funcionais, bem como orientar de forma didática e criativa modificações comportamentais com impacto positivo sobre a saúde e o bem-estar.
Pretende-se também, discutir críticamente os fundamentos fisiológicos da prescrição de atividades físicas nas condições de saúde, doença e rendimento, e capacitar o professor a compreender o papel de planos informatizados de exercício físico e nutrição que transformem o conjunto de habilidades técnico-científicas adquiridas em empreendimento comercial socialmente relevante.
O objetivo do curso é aprofundar os conhecimentos técnico-científicos na área do treinamento personalizado bem como incentivar o desenvolvimento e a divulgação de estudos e pesquisas nesta área.
a) desenvolver conhecimentos e habilidades técnico-científicas relativas ao treinamento personalizado de educação física de pessoas;
b) desenvolver as correlações entre a promoção da saúde e a personalização do treinamento voltado à aptidão física;
c) qualificar os alunos para atuação socioambiental sustentável e participação coletiva em instituições do "esporte rendimento" ou do "esporte" "participação" seja em clubes esportivos, academias de ginástica, Sistema Único de Saúde (SUS) e em situação personalizada;
d) fomentar a atuação crítica em atividades de ensino ligadas à área da avaliação e prescrição de exercícios físicos para aptidão e saúde, assim como incentivar o desenvolvimento e a divulgação de estudos e pesquisas nesta área.
O público alvo inclui graduados em educação física e outros profissionais graduados em área da saúde.
Pela relevância da formação técnico-profissional para atuação social criteriosa sintonizada com os avanços da ciência do movimento humano, a procura deverá ser predominantemente de professores que atuam ou que pretendem atuar nos setores do Treinamento Personalizado e do SUS.
As aulas serão ministradas presencialmente e/ou a distância através de diferentes abordagens metodológicas que incluem exposição teórica com o auxílio de recursos audiovisuais.
Cada tema será abordado pela implementação e integração de metodologias ativas de aprendizado, como técnicas para discussão circular de estudos de caso e apresentação em grupos e trabalhos de campo.
As aulas práticas serão realizadas na quadra poliesportiva da “Casa da Medicina” e pretende-se implementar visitas a laboratórios, academias, clubes e empresas envolvidas com programas sistematizados de exercícios físicos. Todos os alunos serão orientados quanto à elaboração de projetos que incentivem a capacidade investigativa e reflexiva em situações que envolvam o treinamento personalizado.
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
Mensagem enviada com sucesso!
Esclareça suas dúvidas, registre sugestões ou reclamações.
Mensagem enviada com sucesso!