A enfermagem no Brasil desempenha um papel relevante na área da saúde, possuindo em números de profissionais 400 mil enfermeiros distribuídos no país, sendo 45% deles na região sudeste, 57% graduados por universidades privadas, a maioria do sexo feminino, com a faixa etária de aproximadamente 50% entre 26 e 35 anos; em termos de pós-graduação, 72% possui especialização, 10% tem mestrado e 4% doutorado (MAIA, 2014).
De acordo com o Ministério da Saúde (1987), pronto-socorro ou unidade de emergência é o estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência a indivíduos, com ou sem risco de vida, cujos agravos à saúde necessitam de atendimento imediato, sendo seu funcionamento ininterrupto durante as 24 horas do dia e que dispõe de leitos de observação, os quais são destinados a pacientes sob supervisão médica e de enfermagem para fins diagnósticos ou terapêuticos por um período, idealmente, inferior a 24 horas.
Entendendo que o enfermeiro deva ser o primeiro a cuidar, estratificar, e classificar o paciente nesta unidade, devendo ele ter as competências requeridas para atuar diante das principais emergências, faz-se necessário que o mesmo detenha conhecimentos técnicos e científicos para assim prover um serviço de qualidade, e consequentemente garantir segurança ao paciente em atendimento.
A fim de viabilizar e contribuir com a formação de futuros enfermeiros, ressalta-se a importância de discutir as competências requeridas e desenvolvidas durante a formação para atender aos pacientes que chegam às unidades de emergência, uma vez que na maioria dos casos, o ensino de enfermagem se distribui em diversas disciplinas, apresentando-se de maneira generalizada na formação do enfermeiro (CAMELO; ANGERAMI, 2013).
O curso de graduação em enfermagem se fundamenta em disciplinas de diversas áreas do conhecimento, como ciências biológicas, ciências do comportamento e sociais, administração, educação, pesquisa e os assuntos específicos à enfermagem, sendo abordados conteúdos relacionados ao processo saúde/doença do cidadão, da família e da comunidade (BOTOMÉ; LORENZINI, 2015).
Os currículos institucionais em muitos casos oferecem formação complementar em projetos de pesquisa e extensão, iniciação à docência e estágio não obrigatório, entretanto, nem todas essas ações são facilmente adaptadas à rotina de estudos durante a graduação, fazendo-se necessário ressaltar a importância da formação continuada na área de enfermagem.
Entretanto, ressalta-se que, mesmo com um currículo de disciplinas extensas e ações de práticas profissionais após o processo de graduação e durante a atuação profissional, ainda é possível perceber a ausência de algumas competências requeridas ao profissional de enfermagem, em especial naqueles que atuam nas unidades de emergência.
A unidade de emergência é porta de entrada de grande parte dos usuários do sistema de saúde no Brasil e exige da equipe multidisciplinar um trabalho coeso, com ações baseadas em protocolos que otimizam eficiência e resolutividade, sem deixar de lado a qualidade da prestação de serviço e segurança do paciente. Esse cenário é vivenciado pela equipe de enfermagem e profissionais de saúde, sendo muito importante o trabalho em equipe e o destaque das competências necessárias aos enfermeiros em bases científicas.
No contexto do atendimento às urgências/emergências, o enfermeiro vive muitos dilemas éticos e legais em relação à responsabilidade profissional, autonomia em relação às demais categorias profissionais, além da competência legal para realizar procedimentos. Atende o usuário grave que se submete a procedimentos complexos, na maioria das vezes articulados a protocolos qualificados com especificidades, também, para a atuação do enfermeiro.
Portanto, o momento no qual se dá o atendimento de emergência exige rapidez e o enfermeiro precisa estar amparado legalmente para a sua realização. (MORAIS FILHO,2016). A concepção da especialização em gestão e assistência em Emergência Clínica é fornecer ao mercado de trabalho profissionais aptos a gerir e atuar com segurança em ambientes de urgência e emergência hospitalar, com ênfase em pacientes adultos, para o cuidado em alta complexidade em saúde, com destaque a populações especiais, manejando protocolos gerenciáveis, atualizados por diretrizes nacionais e internacionais, respeitando os aspectos éticos e legais inerentes ao exercício profissional. Estará capacitado a atuar em situações de catástrofes e no atendimento a múltiplas vítimas.
Objetivo Geral:
Especializar enfermeiros em gestão e assistência em urgências e emergências clínicas.
Objetivos específicos:
- Promover o reconhecimento da fisiopatologia em cada emergência clínica e os diagnósticos de enfermagem.
- Proporcionar a associação da fisiopatologia em cada emergência clínica correlacionando aos diagnósticos de enfermagem
- Capacitar os enfermeiros para a correta avaliação e o adequado cuidado aos pacientes que são admitidos em situação de emergência
- Discutir as estratégias Interprofissionais de tratamento, intervenção, manejo dos pacientes em emergência com segurança.
O curso seguirá as recomendações delineadas pelas melhores práticas baseadas em evidências e com referências nacionais e internacionais.
Enfermeiros graduados
Graduação completa em Enfermagem.
O curso será híbrido, em plataforma on line (Moodle), com metodologias com participação ativa dos estudantes, aula invertida, aprendizagem por pares, mapas conceituais, PBL (aprendizado baseado em problemas), TBL (aprendizado baseado em times), utilizando também a apresentação de casos clínicos e discussão de artigos científicos, debate de ideias em fóruns, e presencial com simulação realística de casos clínicos e vivência em ambulatório clínico.
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.
Dado o caráter interativo do curso é necessário a participação em 75% das aulas ao vivo para preencher requisito de frequência.
- Alunos, ex-alunos (concluintes), funcionários e professores da PUC-Rio, desconto de 10% no pagamento à vista ou 5% no pagamento parcelado nas matriculas realizadas através da central de relacionamento 0800 970 9556, (21) 97658-6094 (WhatsApp) ou presencialmente, em nossa unidade Gávea. Desconto não cumulativo.
- Cursos de parcela única ou cursos oferecidos pelo Departamento de Medicina e Instituto de Odontologia não contemplam nenhum tipo de desconto.
- Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCEC, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
- Vagas limitadas.
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
A documentação necessária deverá ser enviada pela Internet, o mais rápido possível, usando o serviço Candidato on line no endereço www.cce.puc-rio.br
Os candidatos inscritos no último dia de prazo, assim como os que se inscreverem nos balcões de atendimento da CCE, deverão apresentar a documentação, obrigatoriamente, no ato da inscrição.
A taxa de inscrição (quando houver) só será devolvida em caso de cancelamento do curso pela PUC-Rio.
A inscrição poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
- Internet
- Central de Atendimento - 0800 970 9556
- WhatsApp (21) 97658-6094
- Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, munido de instrumento particular de procuração à PUC-Rio em nossa unidade Gávea
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, preencher a carta de compromisso da empresa ou a carta de empenho e enviá-la através do “Aluno on line”, no prazo de 24 horas.
Posteriormente, enviaremos, à empresa, a nota fiscal com boleto bancário.
Para empresa que optar em pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será imediato, em no máximo 15 dias após o início do curso. A segunda parcela o vencimento será para 30 dias após o início do curso e as demais parcelas, caso existam, os vencimentos serão subsequentes.
O aluno receberá um e-mail automático de confirmação de matrícula, contendo as instruções para uso do “Aluno on line”.
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